QUEQTUTEMZÉ?

Em homenagem aos que estão, que passaram e passarão pelo grupo

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Nota


O Réveillon está chegando, e os primeiros batuqueiros também. Mas o dia não é só de boas notícias: faleceu ontem, no Quilombo do Campinho, a Dona Adelaide, moradora mais antiga do local. A comunidade (e o Palmeira Imperial também) está enlutada, portanto, vamos respeitar o momento deles, não fazer bagunça nem batucada.

O Baque da Virada será dedicado a ela, que gostava do maracatu e muitas vezes comparecia às oficinas do Palmeirinha.

Em respeito aos amigos do Campinho, o ensaio de hoje será remarcado e ainda depende de confirmação.

Foto: Christopher Phillips

sábado, 26 de dezembro de 2009

Lista e Informações Extras - Baque da Virada


- Os batuqueiros da lista que segue escreveram para o i-meio do Palmeira Imperial para se inscrever no Baque da Virada e, assim, reservar vaga com antecedência. Eles terão preferência para ficar na escola do Quilombo. Quem quiser ter essa garantia, escreva para palmeiraimperial@gmail.com

Não custa lembrar que as vagas são limitadas.

- Ao que parece, as passagens de ônibus já estão esgotadas até o dia 2 de janeiro. A alternativa é pegar um buso da Litorânea até Ubatuba. De lá há ônibus de linha até Paraty.

- Ainda estou procurando um mapa bacana do Quilombo do Campinho para por aqui no blog, já que o Google Earth resolveu aprontar.

Axé!

Lista das reservas:

Dia 28/12

Marcelo Andrade (Baque do Vale)
Eduardo Glasser (Baque do Vale)
Pedro Prado (Rio Maracatu)
Beatriz Escobar (Rio Maracatu)
Ayama Vera (Rio Maracatu)

Dia 29/12

Marcelo Queiroz da Silva +1 (Cia. Caracaxá)

Dia 30/12

Gledson Lima (Bloco de Pedra)
Ana Letícia (Bloco de Pedra)
Janaina Caetano (Bloco de Pedra)

Dia 31/12

Jamilsen Santos e Hellen (O Bloco)
Camila Cava (Baque do Vale)
Danilo el Kadi (Baque do Vale)
Murilo el Kadi (Baque do Vale)
Juliano Osório (Baque do Vale)
Raquel Lahmann Magalhães (Baque do Vale)

Dia não informado/confirmado:

Eudimar Gonçalves (Bloco de Pedra)
Talita Magar (orquestra de percussão)
Ana Beatriz Silva (orquestra de percussão)
Ricardo Souza (Caracaxá/Cangarussu)
Akika Zanini (Bloco de Pedra)
Amália Cristina Vicente
Andréa Vicente
Talita Drigo
Bruna Macedo
Raquel Guimarães

É isso. Esqueci seu nome? Então escreva para o i-meil do grupo me xingando!

Foto: Christopher Phillips

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Atualização Baque da Virada


Aos interessados em viajar para cá para o Baque da Virada - 2009:

Cabem 80 pessoas na escola do Campinho e já temos 19 inscrições. Não deixe para a última hora, pois há o risco de você chegar aqui e não encontrar lugar para ficar.

Axé e até lá!

ps.: em breve, divulgarei uma lista com o nome das pessoas que já garantiram seu lugar no evento;

Foto: Christopher Phillips

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Baque da Virada - 2009


O Palmeira Imperial já montou o esquema para receber os amigos batuqueiros em mais um Baque da Virada. Aí vai o mapa da mina:

Hospedagem de grátis na escola do Quilombo do Campinho entre os dias 28 de dezembro e 3 de janeiro. A comunidade fica na Rio-Santos a cerca de 15 km do Centro Histórico e é muito bacana: tem um bom restaurante, lugar seguro para guardar os instrumentos, cachoeiras e está próxima das praias de Paraty-Mirim e Trindade. Quem já foi pra lá conhece a energia do lugar!

Faremos três arrastos:

- dia 29, no Quilombo (ensaio);

- dia 1, no Centro Histórico;

- dia 2, no Pouso da Cajaíba;

As vagas são limitadas! Portanto, pedimos aos grupos que entrem em contato no palmeiraimperial@gmail.com para avisar quantas pessoas vão. Batuqueiros avulsos, idem. Nós queremos receber a todos com o máximo de conforto e essas informações são vitais para a organização do encontro.

Tragam saco de dormir/colchonete e roupa branca. Axé!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Encontro em São Paulo


O Palmeira Imperial participou do encontro de batuqueiros promovido pela galera do Maracatu.org.br em São Paulo, no dia 29 de novembro. O arrasto foi comandado pelo mestre Seu Toinho, da Nação Encanto da Alegria. Foi uma honra tocar ao lado dele e participar de sua oficina, assim como foi um prazer reencontrar os amigos para batucar.

Também agradeço ao pessoal do Bloco de Pedra, que me recebeu com tanto carinho. As amizades que fiz por lá, levo para sempre no coração.









As fotos são de Renata Teixeira e estão no Flickr.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paraty em Foco

Aqui, links para as duas fotos mais bonitas já feitas do Palmeira, tiradas por Jaqueline Fernandes, que participou do Paraty em Foco. Em breve, mais imagens do evento.

A evolução das meninas do agbê

Ana

O Palmeira tem as batuqueiras mais lindas do mundo!

Festival da Pinga II

Palmeira tocando no Festival da Pinga. O vídeo foi feito pelo Alfredo.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Arrasto


O Palmeira Imperial vai tocar amanhã (26 de setembro) no Paraty em Foco. Sairemos da Casa da Cultura às 20h e o arrasto irá até a Tenda da Matriz. Estão todos convidados. E um beijo especial para a Mariza, que fez até mandinga para nos colocar no programa!

A foto do post foi tirada por Christopher Phillips, australiano que esteve alguns dias aqui em Paraty e fez belas imagens de um ensaio nosso.

sábado, 5 de setembro de 2009

Festival da Pinga



As últimas semanas foram bastante intensas para o Palmeira Imperial. Houve a festa de aniversário do grupo, a volta do mestre Augusto, a apresentação no Festival da Pinga de Paraty e a oficina com o mestre Shacon da Nação Porto Rico. Com o tempo, comentarei com mais calma alguns desses assuntos.

Para começar, a apresentação. A honra e a responsabilidade eram muito grandes, já que abriríamos o show de ninguém menos do que Antônio Nobrega, um dos maiores artistas desse país e pernambucano como o Maracatu.

Havia centenas de pessoas na platéia. Começamos a tocar no palco e, apesar de estarmos um tanto nervosos no princípio, logo relaxamos e conseguimos mostrar o nosso melhor. No final, descemos para tocar no meio do povo. O baque contagiou a galera e o Palmeira fez o chão tremer (palavras de uma garota que assistiu à apresentação).














segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Festa linda!!!


Galera, a festa de aniversário de dois anos do Palmeira foi linda! Obrigado a todos os que ajudaram e estiveram lá! Obrigado àqueles que não puderam ir, mas que guardam o grupo no coração. Vocês fizeram muita falta. Obrigado, especialmente, ao Rodrigo, do Lado B, que abrigou com muito carinho nosso evento.

sábado, 8 de agosto de 2009

Aniversário do Palmeira

Atenção minha gente
pra essa notícia arretada
Ouvi dizer que dia 15
vai ter uma grande batucada

Como é que pode? Onde será?
No Lado B é que a festa vai se dá
Vai tocá é tanta música de raiz
que eu duvido que alguém saia de lá infeliz

E o motivo desse acontecimento original
é o aniversário de
dois anos do Palmeira Imperial


Pelas ruas da cidade o Palmeira
vai passando
Maracatu de Baque Virado
seus tambores vão tocando


sexta-feira, 17 de julho de 2009

Atualização Flip


Mais uma série de fotos da gente tocando na Flip-2009 postadas em blog aqui. O cara pirou na Ana (a Alegre Moça de Verde)!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Maracatu na Flip

Como acontece em toda festa importante na cidade de Paraty, os amigos dos grupos Caracaxá e Baque do Vale, além de outros agregados, juntaram-se ao Palmeira Imperial para tocar na Flip-2009. Por três vezes, o arrasto percorreu as ruas de pedra da cidade: duas na sexta à tarde, em evento da Flipinha, e outra no sábado à noite.

O Palmeira Imperial manda muito axé para o agora marinheiro Augusto e agradece demais ao Itajubá, do Baque do Vale, que substitui nosso mestre com competência e carinho. É assim, com amizade e amor, que é feita a nossa batucada. O público presente sentiu e absorveu essa energia. Dezenas de pessoas seguiram o cortejo e atenderam ao pedido dos integrantes do baque para que colocassem na net as fotos e vídeos que fizeram. Aqui estão alguns deles:

Blog
Blog
Blog
Jovem Pan
Uol














sexta-feira, 26 de junho de 2009

Festa do Divino - São Luis do Paraitinga

No dia 31 de maio, o Palmeira Imperial participou, junto com Quiloa, Baque do Vale, Caracaxá, Lua Cris, Icamiabas, Porto de Luanda e outros da Festa do Divino de São Luis do Paraitinga. O batuque arrastou uma multidão pelas ruas da cidade até o oratório do Divino Espírito Santo. Ao final do baque, uma queima de fogos de artifício veio enfeitar ainda mais o evento.

Além do maracatu, a festa conta com apresentações de congada, moçambique, orquestra de viola e outras manifestações culturais e folclóricas.

São Luiz do Paraitinga vale uma visita. Suas festas são sempre lindas e o maracatu procura estar presente em todas. Mais informações sobre a cidade e seu calendário cultural aqui.


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Batuque da virada!

No dia primeiro, em frente à Igreja do Rosário, o MARACATU de Baque Virado (Palmeira, Lua Cris, Baque do Vale) se reuniu para comemorar a virada do ano 2008-2009 esquentando os tambores. Foi uma noite de encantar corações, foram 66 batuqueiros que tocaram até as 6 da manhã.
Na foto ao lado, celebração aos primeiros momentos de 2009, na Igreja de Santa Rita.